Aplicações de Eficiência Energética para a indústria

Home Notícias

O ETECHN é um evento técnico-científico voltado a apresentações de palestras, debate, demonstração de equipamentos e networking. Focado em divulgar as tecnologias de automação industrial, engenharias e segurança para as indústrias de diversos segmentos.  Tecnologias que visam preservar a vida humana, preservar o meio ambiente, atualizar os profissionais envolvidos e melhorar a produtividade da indústria.
Esta edição realizada no último dia 06 de junho, teve como objetivo abordar a Eficiência Energética (conceitos e atualizações) apresentando soluções e aplicações para a indústria, na região do Vale do Aço na cidade de Ipatinga (MG).

Fazendo parte do sudeste do país, o Vale do Aço é uma região metropolitana brasileira no interior do estado de Minas Gerais, localizada no Vale do Rio Doce, é composto pelas cidades de Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo e pelo colar metropolitano, que é constituído por outros 24 municípios. O nome vale do Aço surgiu devido à importância econômica das siderúrgicas localizadas na região, podendo citar à USIMINAS, maior siderúrgica do estado de Minas Gerais.

O palestrante âncora do evento, Breno Jácomo de Freitas, falou sobre Os 7 (sete) passos da eficiência energética. Compreender os Custos, Comparar, Entender Quando, Entender Onde, Eliminar Desperdícios, Maximizar Eficiência e Otimizar Fornecimento, foram os pontos abordados na palestra.

A WEG trouxe o tema “Eficiência Energética na Indústria Brasileira”, Marcio Navarro, demostrou como está o perfil atual do parque tecnológico brasileiro, impacto na Portaria 001 e apresentou possibilidades em diversas aplicações para economia de energia com modernização de motores e automação de processos. No final da sua palestra, mostrou um CASE de sucesso aplicado na indústria APERAM, demostrando a importância de equipamentos em boas condições e automação, para se obter eficiência energética.

Soluções de Eficiência Energética na Indústria 4.0”, foi tema apresentado pela Siemens. Eddie Batista Gonçalves falou sobre soluções de Eficiência Energética na indústria 4.0 em ambiente totalmente integrado. Como os sistemas podem e devem estar integrados para atender as exigências da indústria 4.0.

Felipe Sabino Costa da empresa Moxa, abordou “Redes Industriais de Comunicação eficientes com cibersegurança. A apresentação mostrou algumas características importantes para se construir uma rede de comunicação industrial estável para que os sistemas de eficiência energética possam ser estáveis, visando não estar tão vulnerável aos ataques cibernéticos.

Finalizando as apresentações, a Beckhoff trouxe o tema Controle Baseado em PC para Eficiência Energética”. O palestrante Rodrigo de Souza Soares apresentou como o controle baseado em PC e a tecnologia EtherCAT conseguem implementar sistemas e soluções para a indústria com o conceito da Indústria 4.0, com flexibilidade no design do sistema de controle, redução de custos de hardware e engenharia e maior eficiência e lucratividade.
Além das apresentações técnicas, os participantes puderam tirar suas dúvidas no debate técnico e com a demonstração de equipamentos.
 
Serviços
Realização do evento: 06/06/2019
Horário: Das 08h00 às 14h00
Local: FIEMG - Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Regional Vale do Aço), Ipatinga - MG
Abaixo segue algumas fotos (resumo do evento), mais imagens poderão ser acessadas no link abaixo:

Ver mais imagens