NR12 - Aplicações em Segurança de Máquinas para a Indústria

Home Notícias

O ETECHN é  um evento técnico-científico voltado  a apresentações de palestras, debate, demonstração de equipamentos e networking. Focado em divulgar as tecnologias de automação industrial, engenharias e segurança para as indústrias de diversos segmentos.  Tecnologias que visam preservar a vida humana, preservar o meio ambiente, atualizar os profissionais envolvidos e melhorar a produtividade da indústria.

Esta edição realizada no último dia 14 de março na sede da Belgo Bekaert em Contagem – MG, teve como objetivo abordar a norma NR12 (conceitos e atualizações) apresentando soluções e aplicações em segurança de máquinas para as indústrias da região metropolitana de Belo Horizonte (MG).

A Belgo Bekaert Arames surgiu de uma parceria de sucesso entre a ArcelorMittal e a N.V. Bekaert. Os arames Belgo Bekaert Arames estão presentes em centenas de produtos, dos mais diversos segmentos: da indústria automobilística à agropecuária; de bens de consumo a utensílios domésticos; da construção civil à exploração de petróleo.

O palestrante âncora do evento, José Amauri Martins, falou sobre “NR12 - Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos - Caminhos a percorrer”. A NR 12 é uma norma regulamentadora, sua redação original foi data pela portaria n° 3.214/1978, com o objetivo de trazer informações técnicas e procedimentos ao art. 184 da CLT. Durante longo período não teve significativas alterações, em 2010 sofreu a grande transformação técnica, procedimentos e responsabilidades, mostrando aos usuários e fabricantes de máquinas novas e modernas exigências, integrando o setor nas regulamentações e normativas técnicas internacionais.

A WEG trouxe o tema “NR12 Categorias de segurança NBR14153”, Antônio Luis Faria Gonçalves, mostrou como fazer análise do perigo e apreciação de riscos. Decisão das medidas para redução do risco.
Especificação dos requisitos de segurança para as partes de sistemas de comando relacionadas à segurança.
Projeto – Validação. Apresentação das formas de ligações elétricas aplicando as categorias de segurança.

“Gestão de documentação da NR12”, foi tema apresentado pela NR12 Fácil. Breno Silote, mostrou quais as documentações exigidas pela NR-12 e como gerir toda essa documentação: ARTs, certificados de conformidade, manuais de segurança, projetos elétricos, mecânicos, hidráulicos e pneumáticos.

Osvaldo Rodrigues da Ross Controls, abordou “ Vávulas de segurança para atender a requisitos específicos da NR12”. Porque a NR12 exige que a válvula pneumática seja de segurança quando há risco para operador/máquina. Como diferenciar uma válvula de segurança de uma comum e diferenças entre categorias das válvulas de segurança, foram os assuntos da palestra.

A Beckhoff apresentou “EtherCAT: Integrando controle e segurança de máquinas para o aumento da produtividade”. Mostrando como a Rede EtherCAT e a tecnologia de controle baseado em PC atendem a todos os requisitos para indústria 4.0, sendo uma das melhores soluções para aumento de produtividade e segurança de máquina.

Finalizando as apresentações, a Belgo Bekaert trouxe o tema “Proteções físicas para à NR12”.  Demonstrando as exigências da norma e as soluções modulares existentes para atender a norma com agilidade sem comprometer a operação e ofertando agilidade no processo de montagem, manutenção, visibilidade, adaptabilidade 100% adequado à norma.

..."O evento Etechn, sediado na Belgo Bekaert Arames foi muito bom, a qualidade na organização, nas palestras e no público presente foi importantíssimo para troca de experiências, ganho de conhecimento técnico, divulgação das soluções apresentadas e um ótimo network...” completa Rogério Marinho – Engenheiro de Projetos da Belgo.
Além das apresentações técnicas, os participantes puderam tirar as dúvidas no debate técnico e com as demonstrações de equipamentos.
 
Serviços
Realização do evento: 14/03/2019
Horário: Das 07h30 às 15h00
Local: Belgo Bekaert Arames (BBA) em Contagem/MG
Abaixo segue algumas fotos (resumo do evento), mais imagens poderão ser acessadas no link abaixo: