4ª Edição: INDÚSTRIA 4.0 - O que está sendo implantado nas indústrias do Brasil

Home Notícias

Indústria 4.0 – O que está sendo implantado nas indústrias do Brasil, foi tema do ETECHN realizado em Joinville - SC
 
O ETECHN é um evento técnico voltado a apresentações de palestras, debate, demonstração de equipamentos e networking. Focado em divulgar as tecnologias de automação industrial, engenharias e segurança para as indústrias de diversos segmentos.  Tecnologias que visam preservar a vida humana, preservar o meio ambiente, atualizar os profissionais envolvidos e melhorar a eficiência da indústria.

Esta edição realizada no último dia 08 de agosto em Joinville (SC), teve como objetivo abordar o que está sendo implantando nas indústrias do Brasil (CASES de indústria 4.0).

Maior e mais industrializada cidade do Estado, Joinville é o motor da economia catarinense. A principal cidade do Norte ocupa o primeiro lugar na produção de riquezas do Estado e também em retorno de ICMS. As principais atividades que garantem esse resultado são: fundição, fabricação de eletrodomésticos e de produtos de material plástico, segundo dados da Secretaria de Estado da Fazenda. Tupy, grupo Tigre, Whirlpool, Döhler são alguns exemplos de grandes indústrias localizadas em Joinville.

O palestrante âncora do evento, Ricardo Gonçalves, falou sobre Definição e cenário da indústria 4.0 no Brasil. A palestra mostrou como a Internet Industrial das Coisas (IIoT) e a Indústria 4.0 estão mudando fundamentalmente os modelos de negócios e as cadeias de valor em todos os setores.

A WEG trouxe o tema “A evolução da indústria da 1ª a 4ª revolução industrial”, Charles Scheffelmeier demostrou a evolução da indústria da 1ª à 4ª revolução industrial, até chegar às bases da Indústria 4.0. Num segundo momento, de forma detalhada, foi apresentado cases práticos voltados para aplicações envolvendo IIoT, que disponibiliza informações para tomada de decisões, objetivando a melhoria da produtividade e competitividade das empresas.

IIOT – conceitos principais e aplicações práticas”, foi tema apresentado pela Moxa. Victor Barreto falou sobre o conceito de IIoT, os principais desafios na implementação de projetos que envolvem IIoT e aplicações práticas em plantas industriais.

José Folha da empresa Festo, abordou “A digitalização aplicada a produção da indústria. A apresentação mostrou soluções em digitalização que permitem que as empresas acelerem as decisões e alcancem seus objetivos rapidamente, com apresentação de estudos de casos. Sendo os tópicos mais importantes: Dashboards, Controle de OEE e Digitalização.

A Siemens trouxe o tema “Digitalização com convergência de redes – um caminho desde a coleta de dados até manufatura inteligente”. Apresentada por Cláudio Franzoi, a palestra mostrou como  a disruptura está ligada à digitalização dos processos em toda a cadeia produtiva, mostrando através de CASES diversas tecnologias habilitadoras que trazem ganhos de eficiência e produtividade a partir da convergência de redes de comunicação.

A Nova Smar falou sobre “Visão arquitetural da indústria 4.0”, através de Luciano Botto. Foi apresentado no contexto da Indústria 4.0 e com base nas tecnologias até o momento desenvolvidas, variadas visões arquiteturais dedicadas às soluções em sistemas automatizados.

Finalizando as apresentações, a Sensorville trouxe o tema Manutenção preditiva 4.0 – tecnologias e cases de digitalização, redução de custos e eficiência operacional”. O palestrante Cleverson dos Passos apresentou tecnologias e Cases de Sucesso, demonstrando como a Indústria pode adotar a Manutenção Preditiva 4.0 com baixos investimentos, reduzindo custos operacionais e aumentando disponibilidade e vida útil de equipamentos.

Além das apresentações técnicas, os participantes puderam tirar suas dúvidas no debate técnico e participar da demonstração de equipamentos.

Serviços
Realização do evento: 08/08/2019
Horário: Das 08h00 às 16h00
Local: ACIJ – (Associação Comercial e Industrial de Joinville) – Joinville / SC
Abaixo segue algumas fotos (resumo do evento), mais imagens poderão ser acessadas:

VER ALBUM COMPLETO