5ª Edição:NR12 - Aplicações em Segurança de Máquinas para a Indústria

Home Notícias

O ETECHN é um evento técnico voltado a apresentações de palestras, debate, demonstração de equipamentos e networking. Focado em divulgar as tecnologias de automação industrial, engenharias e segurança para as indústrias de diversos segmentos.  Tecnologias que visam preservar a vida humana, preservar o meio ambiente, atualizar os profissionais envolvidos e melhorar a eficiência da indústria.

Esta edição realizada no último dia 10 de outubro em Jaraguá do Sul (SC), teve como objetivo abordar o tema NR12 – Aplicações em Segurança de Máquinas para a Indústria (CASES e aplicações da NR12).

Jaraguá do Sul está localizada na região nordeste de Santa Catarina à 187 km da capital Florianópolis, tem o 7º maior PIB (Produto Interno Bruto) do Estado, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).  Região muito industrializada por sua proximidade com Joinville, Blumenau, Itajaí e outras cidades vizinhas. A WEG uma das maiores empresas do SUL do Brasil e multinacional brasileira, está sediada na cidade.

O palestrante âncora de abertura do evento, José Amauri Martins, falou sobre NR 12 Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos – Novo Momento. A NR 12 é uma norma regulamentadora, sua redação original foi data pela portaria n° 3.214/1978, com o objetivo de trazer informações técnicas e procedimentos ao art. 184 da CLT. Durante longo período não teve significativas alterações, em 2010 sofreu a grande transformação técnica, procedimentos e responsabilidades, mostrando aos usuários e fabricantes de máquinas novas e modernas exigências, integrando o setor nas regulamentações e normativas técnicas internacionais.

A WEG trouxe o tema “NR12 - Categorias de Segurança NBR14153”, Luis Faria falou sobre analise de perigo e apreciação de risco, decisão das medidas para redução de risco, especificação dos requisitos de segurança para as partes de sistemas de comando relacionadas à segurança, projeto, validação e apresentação de formas de ligações elétricas aplicando as categorias de segurança.

Gestão da Documentação da NR12”, foi tema apresentado pela NR12 Fácil. Breno Silote falou o que a NR12 exige, qual a documentação necessária para o atendimento à NR12 e como gerir todos os documentos: ARTs, Certificados de conformidade, manuais de segurança, projetos elétricos, mecânicos, hidráulicos e pneumáticos.

Celso Carciofi da empresa Ross Controls abordou “Por que acontecem acidentes em máquinas. Acidentes em máquinas acontecem quando menos se espera, o custo de um acidente é altíssimo seja material ou até vidas, a simples prevenção por treinamento de operadores pode não ser suficiente, o projeto de máquinas tem que ser voltado para não permitir que ela leve risco ao operador, quando é nova, mas principalmente quando ficar velha e toda experiência acumulada na indústria deve ser usada para novos projetos, ou adequações.

A Siemens trouxe o tema “Digitalização com convergência de redes com segurança (atendimento NR12)”. Apresentada por Cláudio Franzoi, a palestra mostrou como   a digitalização está mudando tudo o que conhecemos. Estamos passando por um momento de disruptura onde estamos mudando de forma drástica as formas de fazermos negócios e de consumirmos produtos e serviços. Na indústria, esta transformação está ligada à digitalização dos processos em toda a cadeia produtiva e já podemos implementar diversas tecnologias habilitadoras que trazem ganhos de eficiência e produtividade a partir da convergência de redes de comunicação tendo o benefício de integrarmos segurança de máquinas e operadores, assim como integrar segurança de acessos. Tudo isto está sendo possível com a aplicação dos conceitos da Industrie 4.0, recursos de digitalização e convergência de tecnologias.

A Beckhoff falou sobre “Ethercat – integrando controle e segurança de máquinas em atendimento a NR12”. Marcos Giorjiani apresentou como a rede EtherCAT e a tecnologia de controle baseado em PC atendem a norma NR12, além de aumentar a produtividade e segurança de máquina.

Proteções físicas para adequação a NR12”, foi o tema abordado pela Belgo Bekaert. Rogério Marinho falou sobre proteções físicas (fixas e móveis) para atendimento à NR12 e demonstrou o que é exigido na norma com apresentação de estudos de casos.

Finalizando as apresentações, o palestrante ancora de fechamento, Leonardo Nascimento, trouxe o tema O cenário brasileiro: Os esforços e os resultados que temos visto”. Foi apresentado algumas avaliações de cases em segmentos distintos, ilustrando os impactos práticos na implantação dos requisitos técnicos normativos. Demonstrou o quanto a aplicação adequada de conhecimento de engenharia, automação, processos e normas pode minimizar os impactos na produção/manutenção de máquinas após adequação. Após a finalização da última palestra, foi realizado um debate técnico entre os palestrantes e os participantes do evento.

Serviços
Realização do evento: 10/10/2019
Horário: Das 07h30 às 16h00
Local: CEJAS– (Centro Empresarial Jaraguá do Sul) – Jaraguá do Sul / SC

Abaixo segue algumas fotos (resumo do evento), mais imagens poderão ser acessadas:

VER ALBUM COMPLETO