Tecnologias de Automação para o Minério de Ferro

Home Notícias

Tecnologias de Automação para o processo Produtivo de Minério de Ferro, foi tema do ETECHN realizado na Vale de Itabira - MG
 
O ETECHN é  um evento técnico voltado  a apresentações de palestras, debate, mostra de produtos e networking. Focado em divulgar as tecnologias de automação industrial, engenharias e segurança para as indústrias de diversos segmentos.  Tecnologias que visam preservar a vida humana, preservar o meio ambiente, atualizar os profissionais envolvidos e melhorar a produtividade da indústria.

Realizado na Vale em Itabira - MG, no último dia 16 de agosto, teve como objetivo apresentar tecnologias que pudessem melhorar o processo produtivo de minério de ferro. Na sua programação de palestras, empresas como Siemens, Endress Hauser e ABB puderam mostrar diversas soluções, apresentar casos práticos e fazer demonstração de equipamentos para os participantes, profissionais dos departamentos de engenharias, automação e manutenção da Vale.

A Siemens falou sobre "Manutenção Preditiva - Segurança na Automação e Transparência dos Processos na Indústria de Mineração". Os palestrantes Felipe Azevedo e Robson Santos mostraram tecnologias na visão Siemens de integração entre as camadas da indústria, envolvendo os conceitos de cibersegurança, desde a instrumentação de campo e CCMs até os níveis de operação e inteligência dentro da Indústria 4.0.

"Instrumentação Analítica – Aplicações referência em Processos de Mineração" foi o tema apresentado pela Endress+Hauser.  Eloisa Doro e Blas Gonzalez mostrou o Heartbeat Technology™ - Tecnologia Endress+Hauser de diagnóstico, verificação e monitoramento que permite atender aos mais altos requisitos em termos de confiabilidade para os parâmetros de controle em vazão, nível e análise de líquidos, proporcionando melhoria na produtividade e otimização nos recursos da Indústria. Apresentando tecnologias, conceitos, tendências, cenários e casos de sucesso em aplicações de analítica.

A ABB abordou "Digitalização e Automação integrada para aumento de produtividade". Na apresentação, Marcos Hillal e Jurandir Ventura mostraram como os equipamentos de campo disponibilizam centenas de dados adicionais relativos a comportamento, saúde, etc. Mostrando o grande desafio em agregar todas essas informações em um Sistema de Controle centralizado que permitirá não somente o controle regulatório, mas o acesso de forma simples e organizada a todas essas informações para a Operação e Manutenção, transformando dados em ações baseadas em informações, aumentando a segurança operacional, a disponibilidade e a produtividade da planta.

..."Foi uma ótima oportunidade para a ABB expor suas soluções e visão sobre como a  Digitalização e a Automação Integrada podem ajudar os clientes de Mineração a aumentar sua produtividade e ao mesmo tempo, reduzir os custos operacionais", enfatiza Marcos Hillal - Digital Leader  e Gerente de Engenharia Automação de Processos da ABB.
 
..."O Etechn foi um evento muito bom e reuniu grande parte de nossa equipe,  onde tivemos a oportunidade de acompanhar e conhecer soluções apresentadas por grandes players do mercado. O feedback dos envolvidos foi muito bom. Um evento desta qualidade, envolvendo 3 fabricantes e em uma única data, é algo raro e que realmente agregou para a nossa equipe”, completa Paulo Henrique Soares - Engenheiro de Automação da Vale Itabira.

No debate técnico, as empresas palestrantes  e os participantes do evento puderam discutir os temas e as tecnologias apresentadas. Logo após, houve demonstração de equipamentos, confraternização e networking.

Serviços
Realização do evento: 16/08/2018
Horário: Das 08h00 às 15h00
Local: Vale Itabira (MG) - Mina Conceição
Abaixo segue algumas fotos (resumo do evento), mais imagens poderão ser acessadas:

VER ALBUM COMPLETO