top of page
Buscar
  • ETECHN

Betim| MG: Indústria 4.0 - O que está sendo implantado nas indústrias do Brasil

Atualizado: 15 de jun. de 2022

Última edição do ETECHN, realizada antes da pandemia foi sucesso de público.

Nesta edição realizada no último dia 12 de março em Betim (MG), teve como objetivo abordar o que está sendo implantando nas indústrias do Brasil (CASES de indústria 4.0). Betim está localizada na região metropolitana de Belo Horizonte em Minas Gerais, a cidade possui em seu território varias indústrias de diversos seguimentos, podemos destacar a FIAT e Refinaria da Petrobrás Gabriel Passos.


O palestrante âncora de abertura do evento, Dener Mata, falou sobre “O caminho até a indústria 4.0”. Muito se fala sobre o futuro da Indústria com a 4ª Revolução Industrial. A transição é gradual e as tecnologias antigas ainda existem. Como aliar as tecnologias antigas e atuais com o que está por vir? Foi apresentado de forma isenta, tecnologias existentes que estão traçando caminhos para a transição entre a realidade da Indústria Brasileira e o que se espera com a Indústria 4.0.


A IMI Precision Engineering trouxe o tema “A disruptura da manufatura aditiva e indústria 4.0 em nossas indústrias”, Fabio Mininel falou sobre as mudanças que a Indústria 4.0 e a manufatura aditiva irão causar em nossa atual indústria, mostrando como essa evolução já está presente no nosso dia atual e que à mudança será rápida. No final da apresentação, foram apresentados alguns estudos de casos.


“Acesso remoto seguro na indústria - isso e possível?”, foi tema apresentado pelo palestrante Bruno Duarte da Baumier Automation. O Quão diferente deve ser um sistema de acesso remoto para a indústria? Ele realmente está preparado para as requisições de segurança cibernética? A palestra mostrrou quais são os requisitos necessários para um sistema de acesso remoto seguro para indústria e como mitigar problemas na sua aplicação.


Marcos Giorjiani da empresa Beckhoff abordou “Controle baseado em pc na indústria 4.0 - Aplicações praticas”. A palestra demonstrou através de estudos de casos como o controle baseado em PC e a tecnologia EtherCAT formam a soluções que atendem os conceitos da Industria 4.0, reduzindo os custos de hardware e de engenharia, devido sua facilidade de implementação, assim como, maior produtividade e lucratividade, com um sistema de controle rápido e versátil.


A Furukawa Electric trouxe o tema “Infraestrutura de conectividade para suportar a indústria 4.0”. Apresentada por Talita Aguiar Coelho, a palestra mostrou como a conectividade de redes é fundamental para transformar a indústria de hoje na indústria do futuro e trazê-la para a era 4.0. Foram abordados: Os principais desafios que devem ser superados pelas equipes de TI e TA; Como a tecnologia Ethernet IP está influenciando o chão de fábrica; Os benefícios da fibra óptica na indústria; Cuidados com a infraestrutura de redes para garantir robustez e confiabilidade; Apresentação de Estudo de Caso.)


A SKA falou sobre “Como o mercado pode (deve) se preparar para a personalização em massa”. Luiz Fernando Gonçalves apresentou como o ato de “Vender” não está somente ligado ao produto, e sim a experiência que o cliente final administra sobre a marca. Não só a experiência, mas todos os produtos devem estar conectados ao ecossistema do fornecedor – empresa – clientes. Desenvolver produtos conectados é cada vez mais complexo quando se trata de uma globalização do mercado e das opiniões do cliente que influenciam nas decisões. Se preparar para a personalização em massa é algo latente, e deve estar acompanhado de tecnologia no DNA das empresas que procuram a transformação digital.


“O novo padrão de arquitetura para sistemas de controle industrial na indústria 4.0”, foi o tema abordado pela Nova Smar. Luciano Botto falou sobre como nos últimos anos, a TI produziu grandes avanços tecnológicos na área de segurança cibernética, Internet das Coisas (IoT), computação em nuvem, realidade aumentada, processamento e análise de big data. A incorporação dessas tecnologias no setor industrial é conhecida no mercado como a transformação digital das empresas para a Indústria 4.0. Para combinar os melhores recursos dos sistemas de controle de automação de processos para se ajustarem a um novo formato digital, o O-PAS (Open Process Automation Standard) definiu uma nova arquitetura para sistemas de automação baseados em padrões, abertos, seguros e interoperáveis. Será apresentado estudo de caso.


Os participantes puderam tirar suas dúvidas com as empresas na demonstração de equipamentos, além das empresas citadas acima, participaram do evento a Weidmuller e a Sick Sensores.

Serviços

Realização do evento: 12/03/2020

Horário: Das 07h30 às 16h00

Local: Auditório da Prefeitura – Betim / MG





bottom of page