top of page
Buscar
  • ETECHN

O tema Redes Industriais foi para Contagem/MG

Atualizado: 11 de jun.

A indústria 4.0 já é realidade no Brasil ou estamos muito longe deste cenário?


A segunda edição de 2024 foi realizada no dia 06 de junho em Contagem/MG, com o tema: Redes industriais. A cidade de Contagem é a terceira maior economia de Minas Gerais, de acordo com o último levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego (2012). Em 1966, a Cidade Industrial já estava praticamente “tomada” por indústrias e continua em constante crescimento.


A empresa Smar foi a primeira a se apresentar, através do palestrante José Alberto Coretti, que falou sobre “Redes Industriais – do conservadorismo analógico ao presente digital”. Os protocolos digitais já estão maduros e provados suficientemente de modo a levar o combo controle/automação/gerenciamento à um nível mais alto de quantidade de dados e otimização de infra estruturas. A palestra mostrou cases de sucesso com protocolos digitais e os desenvolvimentos atuais sobre o assunto.


A Westcon trouxe o tema “A importância do monitoramento contínuo em redes industriais no cenário da Indústria 4.0” com o palestrante Leandro Souza. A palestra mostrou a relevância das redes industriais como ativos e apresentado dois cases de grandes empresas que instalaram sistemas de monitoramento contínuo e diagnóstico online para garantir a confiabilidade e funcionalidade de seus sistemas de automação.


Matheus Dourado da empresa Weidmuller falou sobre "Conectividade, telemetria e digitalização". Foi apresentado como implementar sistemas de suporte remoto para monitorar e gerenciar os ativos de forma eficiente, garantindo alta disponibilidade e minimizando tempos de inatividade. Aplicações em análises preditivas para antecipar falhas e otimizar operações, utilizando dados coletados para aprimorar a performance de seus sistemas. Digitalização de dados de campo para transformá-los em insights acionáveis, auxiliando na tomada de decisões estratégicas em tempo real. Tecnologias de conectividade para integrar dispositivos e sistemas industriais.


A Siemens falou sobre "Redes 5G como impulsionador da transformação digital na indústria” através do palestrante Márcio Santos. Em um mundo onde a transformação digital é crucial para a competitividade e sustentabilidade das indústrias, foi explorado porque as redes 5G são a próxima fronteira da conectividade industrial. Foi apresentado o que são, por que são essenciais e como estão sendo implementadas as primeiras redes 5G na indústria. Quem já está na vanguarda e quais são as lições aprendidas com os pioneiros. Além de mostrar, os segredos por trás das redes 5G industriais e a próxima revolução da conectividade no chão de fábrica.


O tema "Redes Ópticas para Conectividade Industrial no Contexto da Indústria 4.0” foi apresentado pelo palestrante Cleiton Santos da empresa Furukawa Electric. A apresentação abordou um novo conceito de infraestrutura de rede óptica voltado às indústrias para conectividade de equipamentos em ambientes críticos.


A Baumier falou sobre "Conectividade em infraestrutura crítica”, com a palestrante Ana Nogueira. Quando falamos de redes industriais dentro dos padrões da indústria 4.0, se faz necessário entender qual nosso cenário hoje, quais são nossos objetivos e como podemos alcançá-los. Para isso, é importante ressaltarmos o valor da transformação digital e quais ferramentas temos disponíveis para conectar nossa infraestrutura de forma a manter a segurança, disponibilidade e integridade da rede.


Logo após as palestras, foi realizado um debate técnico entre os palestrantes e visitantes das indústrias da região de Contagem.

Serviços

Realização do evento: 06/06/2024

Horário: Das 08h00 às 16h00

Local: Auditório do CIEMG






Comments


bottom of page