Será que as indústrias brasileiras operam de forma eficiente?
O Perini Business Park é o maior parque com vários setores industriais da América do Sul, situado em Joinville/SC. A edição do ETECHN com o tema: INDÚSTRIA EFICIENTE aconteceu no dia 05 de setembro no Ágora Tech Park. Trazer inovação e tecnologias para as indústrias operar de forma eficiente foi o principal objetivo do evento.
A primeira palestra foi ministrada por Kelvin Kamimura da empresa WESTCON, com o tema “3 Passos para Digitalização na Manufatura”. No atual cenário industrial em rápida evolução, a procura por melhorar a eficiência da produção, reduzir custos e alcançar uma gestão operacional inteligente nunca foi tão urgente. Como resultado, as soluções de monitorização remota de fábricas digitais inteligentes baseadas em IoT assumiram o centro das atenções, captando a atenção das empresas que procuram soluções inovadoras para as suas necessidades.
A empresa ALTUS, trouxe o tema: “Controladores IoT Ready agregando Eficiência a Indústria” com o palestrante Nícolas Fratti Nunes. A palestra teve como objetivo central falar sobre os controladores IoT ready, mostrar como eles podem agregar eficiência em aplicações novas e também em passivos antigos utilizando os pilares da Industria 4.0 e novas tecnologias.
A próxima palestra foi ministrada pela empresa CSB ENGENHARIA, com o tema: “Escaneamento à Laser em Projetos de Engenharia", com os palestrantes Silvio Braz e Marcelo Chaves. Com a necessidade de projetos cada vez mais precisos, eficazes, assertivos e tecnológicos, a utilização de uma tecnologia de última geração em projetos de engenharia se faz indispensável. Projetos de simulação de cargas, segurança de máquinas NR-12, tubulações, adequações de layout e uma infinidade de aplicações técnicas, se tornam mais eficientes quando aliados à tecnologia de escaneamento à laser, podendo ainda, interagir com a realidade virtual. É a base para o digital twin e indústria 4.0.
"Implementando a Indústria 4.0: Estratégias Práticas para Benefícios Tangíveis Imediatos” foi o tema que a BALLUFF trouxe para o evento, através do palestrante Lucas Lopes. Nesta palestra foi explorado as estratégias práticas para implementar a Indústria 4.0 e obter benefícios tangíveis rapidamente, através de cases de sucesso. Foi abordado desde a integração de sensores inteligentes e conectividade IIoT até a análise de dados em tempo real e otimização de processos. Um guia indispensável para empresas e profissionais que buscam maximizar a eficiência e competitividade na era digital.
Guilherme Neto da empresa UNISAFETY abordou o tema "NR-12 Eficiente - Melhoria da produtividade e desafios da Indústria 4.0 na implantação da segurança de máquinas”. A palestra mostrou os meios pelos quais a segurança de máquinas contribui para a produtividade. Os requisitos da NR-12 aliados às normas técnicas atestam que um projeto de proteção de máquinas que reduz ou dificulta a produção é um projeto inadequado, adicionalmente, a definição e manutenção da categoria em segurança de máquinas aplicados à Indústria 4.0 foi abordado, bem como, a forma com que as normas técnicas internacionais estão se preparando para manter o risco tolerável nos sistemas de segurança de máquinas em nuvem.
A empresa WEIDMÜLLER abordou o tema "Indústria Eficiente: conectividade, monitoramento e controle”, através do palestrante Matheus Dourado. Nesta palestra foi abordado os principais conceitos e práticas para tornar a indústria mais eficiente. Além de mostrar estratégias de otimização de processos, implementação de tecnologias avançadas e a importância da sustentabilidade. Foi discutido como a automação e a digitalização, especialmente através das soluções de conectividade, monitoramento e controle, podem melhorar a produtividade e reduzir custos, além de apresentar casos de sucesso.
Thiago Demiciano da empresa BAUMIER AUTOMATION abordou o tema "Otimização da indústria pelo uso de hiperconectividade e novas tecnologias de TI”. A palestra mostrou o que são sistemas ciber físicos. Por que sistemas ciber físicos podem ser estratégicos para infraestruturas de utilidades industriais. Como executar com efetividade a transformação digital em tempos de hiperconectividade. Além de mostrar oportunidades e desafios no cenário brasileiro.
Para fechar as palestras técnicas, o tema: "Segurança Cibernética Industrial: a nova preocupação na Industria 4.0” foi apresentado por Franz Zanow da empresa PILZ. A Indústria 4.0 apoia-se intensivamente no uso da Internet como meio aglutinador de todos os seus sistemas e capacidades. Com o aumento exponencial dos crimes cibernéticos, o que podemos fazer para manter a integridade de nossos processos industriais? Nesta apresentação foi feita uma breve explanação do que há de novo em termos de normas, legislações e tecnologia industrias com foco em Industrial Security.
Logo após as apresentações se iniciou o debate técnico entre os palestrantes e o público industrial presente na edição de Joinville. Na sequência, o publico pode participar da confraternização final do evento.
Serviços
Realização do evento: 05/09/2024
Horário: Das 08h00 às 16h00
Local: Ágora Tech Park
#etechn #etechnbrasil #etechneventotecnicodeengenharia #industriaeficiente #industria4_0 #automação #automation #tecnologias #safety #manufatura #digitalização #IIoT #segurançacibernética #industrialsecurity
Kommentare