top of page
Buscar
  • ETECHN

Salvador | BA recebe edição do ETECHN sobre a Norma Regulamentadora NR12

Atualizado: 4 de abr. de 2023

Aplicações em Segurança de Máquinas para a indústria, foi tema em Salvador.

No último dia 11 de agosto de 2022, foi realizada a primeira edição do ETECHN Brasil em Salvador (BA). Abordando a Norma Regulamentadora (NR12) e Aplicações em Segurança de Máquinas para a Indústria, o evento trouxe diversas soluções, além de proporcionar um ambiente de debate e atualização com as novas tecnologias para as indústrias de Salvador, polo industrial de Camaçari e região.


O palestrante âncora de abertura do evento, Marcio Damelio, falou sobre “Os desafios para se ter um parque industrial seguro”. Foi apresentado a atual situação normativa no Brasil, lembrando que é sempre um desafio alcançar o patamar de se ter máquinas produtivas e seguras. Uma ótima ajuda para vencer o desafio é conhecer as especificações legais e normativas. Muitas soluções são definidas com requisitos acima do que seria necessário.


A IMI Norgren trouxe o tema “NR12 - Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos pneumáticos”, com Gilberto Silva. Na palestra, foram apresentados os requerimentos de segurança para sistemas pneumáticos e seus componentes, englobando as normas ABNT NBR ISO 4414 e NR-12. Além, de abordar as formas para identificação de possíveis perigos, quando são utilizados produtos pneumáticos em máquinas e equipamentos.


Celso Carciofi da empresa Ross Controls abordou “Evolução das válvulas de segurança pneumática”. Foi apresentada a evolução das válvulas de segurança pneumáticas, desde o primeiro modelo, até a obtenção da definição do estado da técnica, atingindo o grau da máxima confiabilidade citada nas normas vigentes. O objetivo foi mostrar todas as soluções para mitigação do perigo em conformidade com a NR12 e ABNT NBR ISO 13849.


A Siemens trouxe o tema “Automação com Segurança Integrada", com Ricardo Araújo. Foram abordadas quais tecnologias podem ser usadas em um projeto de automação integrado com segurança, que atenda as exigências da NR12, proteja os trabalhadores, evitando sanções as empresas.


A última apresentação ficou com a Belgo Bekaert que falou sobre “Proteções Físicas para Adequação à NR12”. Rogério Marinho apresentou quais as exigências da norma; Como deve ser construída e projetada uma proteção física e mostrou projetos específicos de máquinas e equipamentos e transportadores contínuos de correias (correias transportadoras), entre outros.


Finalizando o evento, os participantes puderam tirar suas dúvidas e participar do debate técnico com os palestrantes.

Serviços

Realização do evento: 11/08/2022

Horário: Das 08h00 às 14h00

Local: Auditório da FIEB (Federação das Indústrias do Estado da Bahia)– Salvador / BA







Comments


bottom of page