top of page
Buscar
  • ETECHN

Itabira| MG: Tecnologias de Automação para o Minério de Ferro

Atualizado: 17 de ago. de 2021

1ª edição do ETECHN é realizada na sede da VALE em Itabira/ MG

Realizado na Vale em Itabira - MG, no último dia 16 de agosto, teve como objetivo apresentar tecnologias que pudessem melhorar o processo produtivo de minério de ferro. Na sua programação de palestras, empresas como Siemens, Endress Hauser e ABB puderam mostrar diversas soluções, apresentar casos práticos e fazer demonstração de equipamentos para os participantes, profissionais dos departamentos de engenharias, automação e manutenção da Vale. A Siemens falou sobre "Manutenção Preditiva - Segurança na Automação e Transparência dos Processos na Indústria de Mineração". Os palestrantes Felipe Azevedo e Robson Santos mostraram tecnologias na visão Siemens de integração entre as camadas da indústria, envolvendo os conceitos de cibersegurança, desde a instrumentação de campo e CCMs até os níveis de operação e inteligência dentro da Indústria 4.0. "Instrumentação Analítica – Aplicações referência em Processos de Mineração" foi o tema apresentado pela Endress+Hauser. Eloisa Doro e Blas Gonzalez mostrou o Heartbeat Technology™ - Tecnologia Endress+Hauser de diagnóstico, verificação e monitoramento que permite atender aos mais altos requisitos em termos de confiabilidade para os parâmetros de controle em vazão, nível e análise de líquidos, proporcionando melhoria na produtividade e otimização nos recursos da Indústria. Apresentando tecnologias, conceitos, tendências, cenários e casos de sucesso em aplicações de analítica. A ABB abordou "Digitalização e Automação integrada para aumento de produtividade". Na apresentação, Marcos Hillal e Jurandir Ventura mostraram como os equipamentos de campo disponibilizam centenas de dados adicionais relativos a comportamento, saúde, etc. Mostrando o grande desafio em agregar todas essas informações em um Sistema de Controle centralizado que permitirá não somente o controle regulatório, mas o acesso de forma simples e organizada a todas essas informações para a Operação e Manutenção, transformando dados em ações baseadas em informações, aumentando a segurança operacional, a disponibilidade e a produtividade da planta. ..."Foi uma ótima oportunidade para a ABB expor suas soluções e visão sobre como a Digitalização e a Automação Integrada podem ajudar os clientes de Mineração a aumentar sua produtividade e ao mesmo tempo, reduzir os custos operacionais", enfatiza Marcos Hillal - Digital Leader e Gerente de Engenharia Automação de Processos da ABB.

..."O Etechn foi um evento muito bom e reuniu grande parte de nossa equipe, onde tivemos a oportunidade de acompanhar e conhecer soluções apresentadas por grandes players do mercado. O feedback dos envolvidos foi muito bom. Um evento desta qualidade, envolvendo 3 fabricantes e em uma única data, é algo raro e que realmente agregou para a nossa equipe”, completa Paulo Henrique Soares - Engenheiro de Automação da Vale Itabira.

No debate técnico, as empresas palestrantes e os participantes do evento puderam discutir os temas e as tecnologias apresentadas. Logo após, houve demonstração de equipamentos, confraternização e networking.


Serviços

Realização do evento: 16/08/2018

Horário: Das 08h00 às 15h00

Local: Vale Itabira (MG) - Mina Conceição





bottom of page