4ª Edição: INDÚSTRIA 4.0 - O que está sendo implantado nas indústrias do Brasil

Home Programações

Muito se fala da indústria 4.0, mas o que de fato está sendo feito no Brasil?
Como as indústrias brasileiras estão se preparando para este novo cenário?
Venha debater conosco estas e outras dúvidas frequentes.


D E S C R I Ç Ã O   D O   E V E N T O
Evento técnico que mostrará diversas soluções com demonstrações práticas (CASES) para melhorar a competitividade da indústria, utilizando as novas tecnologias relacionadas a indústria 4.0


PÚBLICO ALVO - PROFISSIONAIS DA INDÚSTRIA
 dos seguintes departamentos: industrial, manutenção, automação e engenharias (projetos, computação, elétrica, mecânica e outras) das indústrias de Joinville e região (SC) e demais interessadas em participar do evento.  
 

PROGRAMAÇÃO

08h00 (40 min) – CREDENCIAMENTO  –  WELCOME COFFEE  –  CONFRATERNIZAÇÃO & NETWORKING


08h40 (20 min) – Abertura ETECHN e Boas Vindas


09h00 (40 min) - PALESTRA ÂNCORA -  DEFINIÇÃO E CENÁRIO DA INDÚSTRIA 4.0 NO BRASIL 
 
 Palestrante: Ricardo Gonçalves – ABII Associação Brasileira de Internet Industrial 
Sinopse: A palestra mostrará como a Internet Industrial das Coisas (IIoT) e a Indústria 4.0 estão mudando fundamentalmente os modelos de negócios e as cadeias de valor em todos os setores. Estima-se que os gastos mundiais com IIoT e I4.0 atinjam US$ 745 bilhões em 2019, um aumento de 15,4% em relação a 2018, de acordo com o Guia Global de Gastos com IIoT por Semestre do IDC (International Data Corporation), de janeiro de 2019. As organizações precisam de orientação e tecnologias testadas para garantir o sucesso de sua jornada e capitalizar essa oportunidade e a ABII (Associação Brasileira de Internet Industrial) tem a missão da aceleração desse processo no Brasil.


09h40 (40 min) – A EVOLUÇÃO DA INDÚSTRIA DA 1ª A 4ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL                      
   
Palestrante: Charles Fernando Scheffelmeier – WEG
Sinopse: A palestra mostrará a evolução da indústria da 1ª à 4ª revolução industrial, até chegar às bases da Indústria 4.0. Num segundo momento, de forma detalhada, será apresentado cases práticos voltadas para aplicações envolvendo IIoT, que disponibiliza informações para tomada de decisões, objetivando a melhoria da produtividade e competitividade das empresas.


10h20 (40 min) – IIOT - CONCEITOS PRINCIPAIS E APLICAÇÕES PRÁTICAS       
    
Palestrante: 
Victor Barreto – Moxa
Sinopse: A palestra abordará o conceito de IIoT, os principais desafios na implementação de projetos que envolvem IIoT, e aplicações práticas em plantas indústriais.


11h00 (40 min) –  A DIGITALIZAÇÃO APLICADA A PRODUÇÃO DA INDÚSTRIA

   Palestrante: José Folha – Festo
Sinopse: A palestra mostrará soluções em digitalização que permitem que as empresas acelerem as decisões e alcancem seus objetivos rapidamente, com apresentação de estudos de casos. Tópicos mais importantes: Dashboards, Controle de OEE e Digitalização.


11h40 (40 min) - DIGITALIZAÇÃO COM CONVERGÊNCIA DE REDES - UM CAMINHO DESDE A COLETA DE DADOS ATÉ A MANUFATURA INTELIGENTE

   Palestrante: Cláudio Franzoi – Siemens
Sinopse: A palestra abordará como  a disruptura está ligada à digitalização dos processos em toda a cadeia produtiva, mostrando através de CASES diversas tecnologias habilitadoras que trazem ganhos de eficiência e produtividade a partir da convergência de redes de comunicação.


12h20 (60 min) – BRUNCH – CONFRATERNIZAÇÃO & NETWORKING  DEMONSTRAÇÃO DE EQUIPAMENTOS


13h20 (40 min) – VISÃO ARQUITETURAL DA INDÚSTRIA 4.0      

   Palestrante: Luciano Botto – Nova Smar
Sinopse: A palestra mostrará no contexto da Indústria 4.0 e com base nas tecnologias até o momento desenvolvidas, variadas visões arquiteturais dedicadas às soluções em sistemas automatizados. No intuído de explorar as características e a sua aderência às necessidades dos projetistas e usuários será apresentado através de estudos de casos, as que detém a maior relevância no mercado. 


14h00 (40 min) CONTROLE BASEADO EM PC NA INDÚSTRIA 4.0 - APLICAÇÕES PRÁTICAS

   Palestrante: Marcos Giorjiani – Beckhoff

Sinopse: A palestra mostrará através de estudos de casos, como o controle baseado em PC e a tecnologia EtherCAT formam a solução que melhor atende os conceitos da Industria 4.0, reduzindo os custos de hardware e de engenharia, devido sua facilidade de implementação, assim como, maior produtividade e lucratividade, com um sistema de controle rápido e versátil.


14h40 (40 min) - MANUTENÇÃO PREDITIVA 4.0 - TECNOLOGIAS E CASES DE DIGITALIZAÇÃO, REDUÇÃO DE CUSTOS E EFICIÊNCIA OPERACIONAL

   Palestrante: Cleverson Santos dos Passos – Sensorville
Sinopse: Nesta palestra, serão apresentadas Tecnologias e Cases de Sucesso, demonstrando como a Indústria pode adotar a Manutenção Preditiva 4.0 com baixos investimentos, reduzindo custos operacionais e aumentando disponibilidade e vida útil de equipamentos.A Manutenção Preditiva 4.0 é um desdobramento da Indústria 4.0, que utiliza Tecnologias de IIoT e Computação em Nuvem para a Predição da Saúde e vida útil de Ativos Industriais, digitalizando e automatizando a Manutenção Preditiva. Com isso, a Manutenção Preditiva 4.0 se torna uma das maiores e mais críticas tendências tecnológicas para a redução dos altíssimos custos operacionais de Manutenção Industrial (Preditiva, Sensitiva, Corretiva Programada e Corretiva). 


15h20 (40 min) – DEBATE TÉCNICO (Palestrantes x Visitantes)


16h00 – Encerramento do Evento


LOCAL DO EVENTO
ACIJ - Associação Comercial e Industrial - Joinville/SC
Saiba como chegar

Evento gratuito para a indústria.
Certificado de participação.
Vagas limitadas, necessário fazer a inscrição antecipada.


*** Ao clicar no botão abaixo  fazer inscrição, você será redirecionado para a plataforma Sympla para fazer seu credenciamento.