top of page
Buscar
  • ETECHN

Manaus| AM recebe primeira edição do ETECHN Brasil, com tema sobre Indústria 4.0

Atualizado: 4 de abr. de 2023

O que está sendo aplicado nas indústrias do Brasil, foi apresentado em Manaus.

Pela primeira vez, uma edição do ETECHN é realizada em Manaus (AM), no último dia 09 de junho de 2022. Com objetivo de mostrar o que está sendo implantando nas indústrias do Brasil (CASES de indústria 4.0), principalmente em um cenário pós-pandemia, muitos foram os desafios que as indústrias passaram neste périodo. O evento teve como público alvo, os profissionais do polo industrial da Zona Franca de Manaus.


O palestrante âncora de abertura do evento, IB Souza, da empresa Siemens, falou sobre “O diferencial da digitalização em um mundo pós COVID-19”. A pandemia acelerou a transformação das relações de consumo no mundo inteiro. Muitas indústrias se viram na necessidade de realizar mudanças bruscas em seus processos do dia para noite. Neste contexto, as empresas que já haviam implementado soluções de digitalização associadas a tecnologias de indústria 4.0, foram capazes de reagir com muito mais velocidade e flexibilidade.


A Baumier Automation trouxe o tema “Transformação digital, desafio ou solução?”, com Bruno Duarte. Hoje, ainda é comum encontrarmos indústrias estruturadas pelo modelo de Perdue, também conhecido como pirâmide da automação, porém, é importante entendermos o porquê e como se dá o processo de transformação da Indústria 3.0 para a Indústria 4.0. Foram abordados o conceito de transformação digital e algumas das características desse novo ambiente com troca fluida de dados e alguns exemplos de soluções e tecnologias habilitadoras.


Eduardo Souza da empresa Altus abordou “Como as tecnologias de redes industriais estão convergindo para atender as demandas da indústria 4.0”. Foram abordadas as principais tecnologias de comunicação de dados industriais, trazendo as tendências em termos de redes e protocolos industriais e como essas tecnologias podem ajudar a indústria frente as novas demandas da 4ª revolução industrial. Além disso, foram apresentados casos reais, onde essas tecnologias possibilitam melhorias significativas na eficiência, qualidade e segurança de processos industriais.


A Furukawa Electric trouxe o tema “Conectividade industrial para convergência TI/TA: Uso de redes ópticas aplicadas na indústria". Apresentada por Cleiton Santos, a palestra mostrou as características peculiares de conectividade encontradas em ambientes críticos e como estas se integram aos sistemas de informação já existentes, viabilizando uma convergência de soluções e equipes de TI (Tecnologia da Informação) e TA (Tecnologia da Automação).


A Smar falou sobre “Indústria 4.0 na automação de processos industriais – Caso prático e evolução tecnológica”. Ricardo Turazzi apresentou como os fundamentos da automação de processos industriais estão sendo aprimorados atualmente por meio de padronização e tecnologias abertas. Em seguida, mostrou algumas das principais tecnologias envolvidas, incluindo o uso de tecnologias padrão de TI (Tecnologia da Informação) no ambiente OT (Tecnologia de Operação). E finalizou, com os padrões de automação abertos impulsionarão os benefícios reais de poder e produtividade da transformação digital, ou seja, a capacidade de fazer inovações rápidas, interativas e orientadas por dados para as operações da planta por uma fração do custo anteriormente possível.



“IOT: Inteligência artificial e sua efetividade na indústria”, foi o tema abordado pela Festo, através de Victor Telles. Na 4ª revolução estamos experimentando o uso da internet industrial das coisas, da digitalização, do Big Data e da inteligência artificial, já implementadas em linhas de produção automatizadas. Ao falar sobre a inteligência artificial e sua efetividade na indústria, foi feito um passeio sobre as tecnologias necessárias.


A última apresentação foi feita pela empresa SKA, que trouxe o tema “Do projeto ao chão de fábrica: Quais tecnologias já estão consolidadas na indústria 4.0? ”. Renan Rocha falou sobre a necessidade de controlar e monitorar a produção em tempo real da empresa por meio da rastreabilidade das ordens de produção, análise de tempos (planejado x real) e gestão da eficiência global dos recursos produtivos (OEE) é cada vez mais comum. O objetivo foi mostrar como as indústrias tem extraído o máximo de qualidade e produtividade dos seus processos, passando por gerenciamento em nuvem até a gestão sistematizada do chão de fábrica.


Finalizando o evento, os participantes puderam tirar suas dúvidas e participar do debate técnico com os palestrantes.

Serviços

Realização do evento: 09/06/2022

Horário: Das 07h30 às 16h30

Local: Auditório Arivaldo Silveira Fontes SENAI – Manaus / AM







bottom of page