top of page

Goiânia recebe primeira edição do ETECHN com o tema INDÚSTRIA EFICIENTE

  • Foto do escritor: ETECHN
    ETECHN
  • 12 de ago.
  • 4 min de leitura

Será que todas as indústrias do Brasil operam de forma eficiente?


ree

A indústria em Goiânia e região é marcado pela diversidade de atividades e um crescimento significativo nos últimos anos, com destaque para os setores alimentício, de bebidas e de derivados do petróleo. A cidade fica próximo a Anápolis, onde está localizado o maior polo farmacêutico do Brasil. Esta edição com o tema: INDÚSTRIA EFICIENTE aconteceu no dia 07 de agosto no Auditório da ACIEG. O principal objetivo do evento foi levar inovação e tecnologias para as indústrias operar mais eficiente e segura.

 

A primeira palestra foi ministrada por Kelvin Kamimura da empresa WESTCON que trouxe o tema: “3 Passos para Digitalização na Manufatura". O cenário industrial está em rápida evolução, a procura por melhorar a eficiência da produção, reduzir custos e alcançar uma gestão operacional inteligente nunca foi tão urgente. Como resultado, as soluções de monitorização remota de fábricas digitais inteligentes baseadas em IoT assumiram o centro das atenções, captando a atenção das empresas que procuram soluções inovadoras para as suas necessidades. Kelvin falou sobre os 3 passos essenciais para a jornada de digitalização da manufatura.

 

A empresa ALTUS, através do palestrante Nicolas Fratti Nunes, falou sobre “Controladores IoT Ready agregando Eficiência a Indústria”. Foi apresentado como os controladores IoT Ready são essenciais para a transformação digital e para a criação de soluções IoT inovadoras em diversas áreas, como indústria, agricultura, transporte, saúde e até casas inteligentes. Eles podem ser a chave para aumentar a eficiência tanto em arquiteturas novas como em aplicações legadas utilizando os pilares da indústria 4.0 e as novas tecnologias disponíveis. Foram apresentados cases reais de aplicação para exemplificar o conteúdo da palestra.

 

A empresa PHOENIX CONTACT abordou o tema: "Eficiência na montagem de Painéis Elétricos", com o palestrante Valter Luiz Pavani. A palestra mostrou como aumentar a produtividade nas montagens de painéis elétricos, através de ferramentas e processos eficientes, desenvolver o ciclo de montagem inteligente. Estudo, análise e definição de um sistema de montagem, atribuindo etapas em série e paralelo para redução de tempo. Como incluir o time de produção como parte integrante do processo (gerencia, coordenação, chão de fábrica). Elaboração de um sistema BOOLMERANG de linha de produção para painéis elétricos.

 

"Automação industrial com redes inteligentes”, foi apresentado pelo José Alberto Coretti da empresa SMAR. Coretti abordou como o sistema de automação é o sistema nervoso central de uma planta industrial, as tecnologias digitais presentes em protocolos abertos dominam a décadas a tecnologia de automação industrial, com Hart, Profibus e Foundation Fieldbus. Agora surgem novos sistemas abertos com vários atributos que as industrias desejam, como interoperabilidade, intercambiabilidade, portabilidade e modularidade. Um grupo internacional composto por indústrias e fabricantes vem desenvolvendo este conceito, O-PAS, o padrão dos padrões, um sistema aberto para automação industrial.

 

A empresa UNISAFETY trouxe para o evento o tema “NR-12 Eficiente - Melhoria da produtividade e desafios da Indústria 4.0 na implantação da segurança de máquinas”, com Guilherme Neto. A palestra mostrou como a segurança de máquinas contribui para a produtividade. Os requisitos da NR-12 aliados às normas técnicas atestam que um projeto de proteção de máquinas que reduz ou dificulta a produção é um projeto inadequado. Adicionalmente, a definição e manutenção da categoria em segurança de máquinas aplicados à Indústria 4.0 foram abordados, bem como, a forma com que as normas técnicas internacionais estão se preparando para manter o risco tolerável nos sistemas de segurança de máquinas em nuvem.

 

Após o intervalo, a PILZ trouxe o tema “Segurança Cibernética Industrial: a nova preocupação na Industria 4.0”, com palestrante Franz Zanow. Foi apresentado como a indústria 4.0 apoia-se intensivamente no uso da Internet como meio aglutinador de todos os seus sistemas e capacidades. Com o aumento exponencial dos crimes cibernéticos, o que podemos fazer para manter a integridade de nossos processos industriais? Nesta apresentação foi citado uma breve explanação do que há de novo em termos de normas, legislações e tecnologia industrias com foco em Industrial Security.

 

Matheus Moraes e Danilo Oliveira da SIEMENS falou sobre "Conectando Dados e Processos: Soluções de Industrial Edge para Rastreabilidade”. Em um mundo cada vez mais orientado por dados, conectar a linha de produção ao universo digital não é mais uma opção — é uma questão de sobrevivência industrial. Nesta palestra, a dupla explorou como as soluções de Industrial Edge estão revolucionando o chão de fábrica ao trazer inteligência computacional para perto dos processos, permitindo decisões em tempo real, maior eficiência operacional e, acima de tudo, rastreabilidade ponta a ponta.

 

 

Júlio Garcia e Eduardo Lima da empresa Baumier encerrou o ciclo de palestras, que abordou o tema "O futuro das tomadas de decisões da IA, baseados em dados coletados por gateways e computação industrial”. A palestra destacou o papel dos gateways industriais e do PC industrial como peças-chave na coleta e no processamento de dados no chão de fábrica. Mostrando como esses dispositivos viabilizam o uso de inteligência artificial em tempo real, conectando máquinas e sensores para otimizar processos e prever falhas. Também abordou o impacto da computação de borda na redução da latência e no aumento da segurança. Uma visão prática sobre como essas tecnologias estão moldando o futuro da indústria.

 

Logo após, foi realizado o debate técnico entre os palestrantes e os profissionais das industriais locais presentes no evento.

Serviços

Realização do evento: 07/08/2025

Horário: Das 08h00 às 16h00

Local: Auditório da ACIEG







 
 
 

Comentários


bottom of page