top of page
Buscar
  • ETECHN

O tema Redes Industriais foi para Recife em 2024

Atualizado: 3 de mai.

A indústria 4.0 já é realidade no Brasil ou estamos muito longe deste cenário?


Ainda falando sobre Redes Industriais, a primeira edição do ano foi realizada em Recife (PE), no dia 25 de abril de 2024 e trouxe diversas tecnologias e estudos de casos sobre o assunto. O Nordeste do Brasil possui um dos maiores crescimentos industriais dos últimos anos. Pernambuco é um dos estados onde a indústria está em plena expansão.


A empresa Smar foi a primeira a se apresentar, através do palestrante José Alberto Coretti, que falou sobre “Redes Industriais – do conservadorismo analógico ao presente digital”. Os protocolos digitais já estão maduros e provados suficientemente de modo a levar o combo controle/automação/gerenciamento à um nível mais alto de quantidade de dados e otimização de infra estruturas. A palestra mostrou cases de sucesso com protocolos digitais e os desenvolvimentos atuais sobre o assunto.


A Westcon trouxe o tema “A importância do monitoramento contínuo em redes industriais no cenário da Indústria 4.0” com o palestrante Alexandre Oliveira. Nesta palestra foi mostrado a relevância das redes industriais como ativos e apresentado dois cases de grandes empresas que instalaram sistemas de monitoramento contínuo e diagnóstico online para garantir a confiabilidade e funcionalidade de seus sistemas de automação.


Leonardo dos Santos da empresa ALTUS falou sobre "Redes e Protocolos de Comunicação". Foi apresentado em detalhes os principais protocolos de comunicação utilizados no mercado global de automação e o market share atual das tecnologias de comunicações mais usuais no mercado industrial.


A Siemens falou sobre "O papel das redes industriais na convergência digital de IT/OT” através do palestrante Márcio Santos. Nessa palestra foram abordados os principais pontos sobre a integração das redes e sistemas de IT e OT, bem como o papel das redes industriais em conjunto com sistemas de Governança de Redes, CyberSecurity, redes Ethernet TSN e APL, 5G e WiFi6, protocolos OPCUA e MQTT e muito mais.


O tema "Redes Ópticas para Conectividade Industrial no Contexto da Indústria 4.0” foi apresentado pelo palestrante Cleiton Santos da empresa Furukawa Electric. A apresentação abordou um novo conceito de infraestrutura de rede óptica voltado às indústrias para conectividade de equipamentos em ambientes críticos.


A Baumier falou sobre "Disponibilidade de redes industriais", foi apresentado como uma infraestrutura de rede industrial pode adotar novos conceitos e boas práticas de forma a torná-la mais robusta, resiliente e segura.

Logo após as palestras, foi realizado um debate técnico entre os palestrantes e visitantes das indústrias da região de Recife.


Serviços

Realização do evento: 25/04/2024

Horário: Das 08h00 às 16h00

Local: Auditório do SENAI






Comentários


bottom of page