Quarta edição do tema INDÚSTRIA SEGURA é realizada em Arapongas
- ETECHN
- há 4 dias
- 4 min de leitura
Qual o maior desafio na implantação da NR12 na indústria?
A indústria em Arapongas/PR é dominada pelo setor moveleiro, sendo a cidade reconhecida como a capital moveleira do estado e tendo o segundo maior parque industrial de móveis do Brasil. A cidade fica no meio do eixo Maringá à Londrina. A edição do ETECHN com o tema: INDÚSTRIA SEGURA aconteceu no dia 05 de junho no Teatro SESI Arapongas. Discutir normas de segurança, trazer inovação e tecnologias para as indústrias operar de forma mais segura foi o principal objetivo do evento.
A primeira palestra foi ministrada por Guilherme Neto da empresa UNISAFETY. “Como interpretar os principais requisitos da NR-12 e aplicações práticas em máquinas” A palestra iniciou com a interpretação dos itens das disposições iniciais da NR-12. Foram desmistificados alguns conceitos populares a respeito da NR-12, como por exemplo: “a máquina é aceita na Europa, mas não é aceita no Brasil”, ou “a segurança reduz a produtividade”. Então, exemplos de conceitos técnicos por detrás dos requisitos foram abordados, como os requisitos de proteção fixa e estado da técnica. Além disso, foram apresentadas aplicações práticas em máquinas de madeira, metalúrgica, alimentícia, etc.
A palestra seguinte ficou com a empresa PILZ, que trouxe o tema “Cases de solução segura conforme norma NR12”, com o palestrante Franz Zanow. A NR-12 é uma norma regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que tem como objetivo garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que operam máquinas e equipamentos. Para cumprir as diretrizes da NR-12 é necessário realizar uma série de medidas de segurança, como a instalação de dispositivos de proteção, a elaboração de procedimentos operacionais e o treinamento adequado dos colaboradores. Para ilustrar a aplicação da NR-12 na prática, foram apresentados alguns exemplos de estudos de casos.
A empresa ECO AUTOMAÇÃO falou sobre "Conceitos e detalhes dos circuitos de segurança" com o palestrante Hamilton Sakamoto. Os circuitos de segurança têm muita relevância para indústria com a chegada da renovada NR12 de 2010. Saber projetar corretamente é um ponto fundamental para segurança das máquinas. Foram avaliados e conceituados estes circuitos de segurança, além de apresentar alguns pontos que ainda geram polêmica, informações que geram a base para entender os circuitos de segurança e a importância destes detalhes para que se tenha um circuito seguro.
"NR-12 na Indústria 4.0: Segurança em máquinas como pilar da produtividade”, foi apresentado pelo Igor Silva de Melo da empresa PHOENIX CONTACT. De que forma a Indústria 4.0 pode contribuir no desenvolvimento da Segurança de Máquinas? Precisamos estar atentos aos dados e entender as constantes evoluções das normas, mas principalmente olhar para o comportamento do novo trabalhador para que as tendências estejam amparadas. Assim, vamos garantir a produtividade com segurança e integridade. A sinergia entre o trabalho seguro, máquinas seguras, pessoas conscientes e dados coletados através de tecnologias habilitadoras, vai culminar no desenvolvimento sustentável e eficiente das operações.
A empresa SIEMENS trouxe para o evento o tema "Ecossistema de computação de borda”, com Vittorio Caccia. O Industrial Edge é um sistema projetado para integrar dispositivos como controladores a sistemas de TI e nuvem, permitindo o processamento local de grandes volumes de dados. Com isso, viabiliza a execução de aplicações com menor latência e menores custos operacionais. A plataforma combina o poder da computação local com a análise de dados e é capaz de tomar decisões em tempo real, utilizando aplicativos como os voltados à performance de máquinas e à eficiência energética, nos quais indicadores são cruzados para identificar e evidenciar pontos de melhoria, otimizando a produção. Além disso, oferece uma base para a implementação de soluções avançadas, como inteligência artificial, dockerização e criação de aplicativos desenvolvidos pelos próprios usuários.
Após o intervalo a BELGO falou sobre "Aplicações de proteções físicas em adequações NR-12”, com as palestrantes Francine Gayer e Jaqueline Carvalho. Foram apresentados estudos de casos de indústrias que implementaram a norma NR12 focando na aplicação do sistema de proteção. Esta solução de instalação facilitada é utilizada como barreira física para prevenção de acidentes de trabalho, adequando o controle de riscos associados a operação industrial. Os participantes puderam ter a oportunidade de conhecer as melhores práticas e os benefícios das Proteções físicas para adequação à NR12.
Silvio Braz da CSB ENGENHARIA trouxe o tema "Tecnologia Laser Scan para adequação de máquinas à NR-12” Com a necessidade de projetos cada vez mais precisos, eficazes, assertivos e tecnológicos, a utilização de uma tecnologia de última geração em projetos de engenharia se faz indispensável. Projetos de simulação de cargas, segurança de máquinas NR-12, tubulações, adequações de layout e uma infinidade de aplicações técnicas, se tornam mais eficientes quando aliados à tecnologia de escaneamento à laser, podendo ainda, interagir com a Realidade Virtual. É a base para o digital twin e indústria 4.0.
A última palestra do dia ficou Israel Teixeira, que abordou o tema "Segurança de máquinas no contexto da automação industrial”, da empresa SAFETY CONTROL. A implementação de equipamentos de segurança engloba fatores que vão além do atendimento às normas, impactando na competitividade das empresas. Vamos abordar alguns critérios relevantes na escolha de equipamentos, onde a engenharia de segurança da organização conversa com os demais departamentos, no sentido de garantir produtividade, manutenibilidade, redução de custos e, claro, segurança.
Além das empresas palestrantes, também contamos com a exposição de tecnologias em válvulas e equipamentos da GEMÜ.
Logo após, foi realizado o debate técnico entre os palestrantes e os profissionais das industriais locais presentes no evento.
Serviços
Realização do evento: 05/06/2025
Horário: Das 08h00 às 16h00
Local: Auditório do Sesi
#etechn #etechnbrasil #etechneventotecnicodeengenharia #industriaeficiente #industria4_0 #automação #automation #tecnologias #safety #manufatura #industriasecurity #NR12 #automaçãoindustrial #novastecnologias
#segurançaindustrial #belgo #csbengenharia #ecoautomacao #gemu #phoenixcontact #pilz #safetycontrol #unisafety #siemens
Comentários