top of page
Buscar
  • ETECHN

Joinville | SC recebe edição do ETECHN Brasil sobre Redes Industriais 4.0

Atualizado: 4 de abr. de 2023

Redes Industriais e suas atualizações foi apresentado em Joinville.

No dia 10 de novembro de 2022 foi realizada a última edição do ETECHN Brasil em Joinville (SC). Abordando o tema Redes Industriais 4.0. O que muda com as novas tecnologias UPC UA e a internet 5G? As indústrias brasileiras estão de fato se adaptando para este novo cenário? O evento trouxe um ambiente de debate e atualização com as novas tecnologias para as indústrias de Joinville e região.


Conectar processos, máquinas e principalmente pessoas, são pilares na busca da transformação digital. Além disso, se faz necessário planejar e garantir o melhor aproveitamento dos recursos utilizados pelas indústrias. A eficiência do processo de digitalização nos permite reduzir ao máximo os desperdícios e a ocorrência de falhas na produção, alinhando os processos produtivos à demanda de um mercado cada vez mais exigente. “Redes Industriais 4.0 - O caminho para a digitalização por meio de tecnologias sustentáveis” foi o tema abordado por Paulo Costa da empresa SKA.


Marcos Giorgiani da empresa BECKHOF falou sobre “EtherCAT – O padrão de comunicação ultrarrápido”. Configuração, diagnóstico e manutenção são fatores que contribuem para os custos do sistema e muitas vezes o tornam mais caro. A rede EtherCAT (Ethernet for Control Automation Technology) simplifica drasticamente essas questões e proporciona um alto desempenho com flexibilidade.


A palestra da ALTUS abordou as principais tecnologias de comunicação de dados industriais, trazendo as tendências em termos de redes e protocolos industriais e como essas tecnologias podem ajudar a indústria frente as novas demandas da 4ª revolução industrial. Além disso, foram abordados casos reais onde essas tecnologias possibilitaram melhorias significativas na eficiência, qualidade e segurança de processos industriais. “Como as tecnologias de redes industriais estão convergindo para atender as demandas da Indústria 4.0” foi apresentado por Nicolas Nunes.


Depois de termos passado por 3 revoluções industriais bem sucedidas, na atual estamos experimentando o uso da internet industrial das coisas, da digitalização, do big data e da inteligência artificial nas implementadas linhas de produção automatizadas. Ao falarmos sobre a Inteligência Artificial e sua efetividade na indústria, foi feito um passeio sobre as tecnologias necessárias e como aplicar tudo isso de maneira efetiva no chão de fábrica e os principais recursos e benefícios. “IIoT: Inteligência artificial e sua efetividade na indústria” foi o tema abordado por Rogerio Maurus da empresa FESTO.


Francisco Penkal da empresa WEG. Falou sobre " Conectividade entre diferentes redes industriais". As plantas industriais com diversas fontes de dados e redes de comunicação trazem consigo muitos desafios para conectividade entre sistemas. Novas tecnologias para indústria 4.0 e sistemas agnósticos com funções de Gateway, IoT e Edge viabilizam a digitalização do chão de fábrica, transformando dados em informação.


Quando falamos de redes industriais dentro dos padrões da indústria 4.0, se faz necessário entender qual nosso cenário hoje, quais são nossos objetivos e como podemos alcançá-los. Para isso, é importante ressaltar o valor da transformação digital e quais ferramentas temos disponíveis para conectar nossa infraestrutura de forma a manter a segurança, disponibilidade e integridade da rede. A BAUMIER trouxe o tema" Conectividade em Infraestrutura Crítica” através de Ana Nogueira.


Cleiton Santos da empresa FURUKAWA ELECTRIC abordou um novo conceito de infraestrutura de rede óptica voltado às indústrias para conectividade de equipamentos em ambientes críticos, os quais estão sujeitos a interferências eletromagnéticas, limitação de distância e espaço, entre outras dificuldades. Através do tema "Redes Ópticas para Conectividade Industrial no Contexto da Indústria 4.0”.


"Indústria 4.0 na Automação de Processos Industriais” foi tema da SMAR através de Ricardo Turazzi. A palestra abordou os temas: 1.O-PASTM - OPEN PROCESSS AUTOMATION FORUM, novo padrão de automação de processos definidos não por fabricantes, mas com um grupo de usuários finais com arquitetura aberta , padronizada e interoperável, ou seja vários fabricantes fornecendo as diversas partes do sistema. 2.Ethernet APL - Ethernet Advanced Physical Layer (APL), para utilização em instrumentos de campo, levando a ethernet que temos hoje no escritório para o campo e possibilitando o uso de segurança intrínseca.


A digitalização está mudando tudo o que conhecemos e estamos passando por um momento de disruptura. Na indústria, a disruptura está ligada à digitalização dos processos em toda a cadeia produtiva e já podemos implementar diversas tecnologias habilitadoras que trazem ganhos de eficiência e produtividade, a partir da convergência de redes de comunicação. Tudo isto está sendo possível com a aplicação adequada de redes de comunicação industrial e recursos de digitalização. A SIEMENS fechou o ciclo de palestras técnicas através de Cláudio Franzoi com o tema "Redes Industriais 4.0 - Um caminho desde a coleta de dados até a manufatura inteligente”.


Logo após as palestras, foi realizado um debate técnico entre os palestrantes e visitantes das indústrias da região, todos puderam tirar diversas dúvidas sobre os temas abordados.

Serviços

Realização do evento: 10/11/2022

Horário: Das 08h00 às 16h00

Local: Ágora Tech Park (Perini Business Park)– Joinville / SC







Comments


bottom of page