top of page
Buscar
  • ETECHN

Primeira edição do tema INDÚSTRIA SEGURA acontece em Contagem| MG

Atualizado: 26 de abr. de 2023

Como as indústrias brasileiras estão conseguindo se adequar as normas?

A cidade de Contagem foi cuidadosamente escolhida para sediar a primeira edição do tema INDÚSTRIA SEGURA – SAFETY por ser a terceira maior economia de Minas Gerais, de acordo com o último levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego (2012), Contagem conta com nada menos que 2.998 indústrias. Em 1966, a Cidade Industrial já estava praticamente “tomada” por indústrias. Mas engana-se quem pensa que o progresso industrial se estagnou. Na década de 70 uma nova iniciativa era lançada em Contagem, com a implantação do Centro Industrial de Contagem – Cinco, modelo industrial menos poluente. A vinda de indústrias para Contagem e a construção de empresas e comércios possibilitaram movimentos migratórios em direção ao município.


O evento aconteceu no dia 13 de abril de 2023 na sede da Belgo Arames, que é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação e fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera. Em 2022 foi eleita pela FIA Employee Experience como uma das 30 melhores empresas de grande porte para trabalhar no Brasil. Também foi reconhecida como uma das melhores empresas de Mecânica e Metalurgia do país pelo Anuário de Época NEGÓCIOS 360º. A Belgo Arames é parceria do ETECHN desde de 2019.


Mas, como as indústrias brasileiras estão conseguindo se adequar as normas de segurança? Muitas são as dificuldades encontradas frente a este grande desafio. Esse foi o principal objetivo do evento, trazer informações relevantes, apresentar novas tecnologias, verificar as exigências das normas de segurança, trocar informações, mostrar estudos de casos e debater sobre os temas abordados pelo evento.


A palestra âncora de abertura Panorama Geral das Normas Técnicas” foi realizada pelo Sr. Marcio Damelio, que mostrou a atual situação normativa no Brasil, grande desafio para alcançar o patamar de se ter máquinas produtivas e seguras. Uma ótima ajuda é conhecer as especificações legais e normativas.


A empresa WEG abordou o tema “NR-12 conceitos básicos”, através do Sr. Paulo Britto. A Norma Regulamentadora NR 12 foi um importante passo para garantir a segurança e a integridade física dos trabalhadores que operam máquinas e equipamentos. A palestra trouxe os seguintes tópicos: A norma NR 12 - Princípios gerais e aplicação; Apreciação de riscos APR; Elaboração de projetos e execução.


A palestra seguinte foi da empresa Norgren, com o tema “NR12 - Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos pneumáticos”. Gilberto Silva mostrou os requerimentos de segurança para sistemas pneumáticos e seus componentes, englobando a norma técnica ABNT NBR ISO 4414 e a Norma Regulamentadora NR12. Também foram abordadas as formas para identificação de possíveis perigos, quando são utilizados produtos pneumáticos em máquinas e equipamentos.


Com o tema “Proteções Físicas para Adequação à NR12”, Rogerio Marinho da empresa Belgo, apresentou quais são as exigências da NR12 e as especificações das normas técnicas; Como deve ser construída e projetada uma proteção física; Distâncias de segurança; Qual altura ou distância ao risco devo manter minha proteção; Quais são os benefícios mais percebidos na aquisição das proteções; Projetos específicos de máquinas e equipamentos.


A próxima palestra foi da empresa Ross Controls, que trouxe o tema "Evolução das válvulas de segurança pneumática", Celso Carciofi abordou a evolução das válvulas de segurança pneumáticas, desde o primeiro modelo, até a obtenção da definição do estado da técnica, atingindo o grau da máxima confiabilidade citada nas normas vigentes, soluções para mitigação do perigo em conformidade com a NR12 e ABNT NBR ISO 13849.


A Sick Sensores falou sobre "Como ter uma produtividade segura com adoção das novas tecnologias disponíveis.” Ricardo Simonacci mostrou a importância da correta implementação de um projeto seguro; Os desafios da indústria para incremento de produtividade, sem deixar de lado o que mais importa: a segurança; Novas Tecnologias e Soluções disponíveis para diferentes tipos de tarefa na indústria.


A empresa Euchner abordou o tema "Dispositivos de Intertravamento e a nova norma ABNT NBR ISO 14119”. Paulo Umeda mostrou a definição dos principais dispositivos de intertravamento existente no mercado; Diferentes dispositivos para diversas aplicações; Exemplo de aplicação dos dispositivos de intertravamento e abordou os principais pontos da Norma ABNT NBR ISO 14119.


A última palestra ficou com a empresa Pilz, que trouxe "Estudos de casos: exemplos práticos de aplicação da NR-12”. Mauro Contesini mostrou que para cumprir as diretrizes da NR-12, é necessário realizar uma série de medidas de segurança, como a instalação de dispositivos de proteção, a elaboração de procedimentos operacionais e o treinamento adequado dos colaboradores. Para ilustrar a aplicação da NR-12 na prática, foi apresentado alguns exemplos de estudos de casos.


Logo após as palestras, foi realizado um debate técnico entre os palestrantes e visitantes das indústrias da região.

(Fonte: ACICMG - https://www.acicmg.com.br/blog-detalhes.php?id=44)

Serviços

Realização do evento: 18/04/2023

Horário: Das 08h00 às 16h00

Local: Belgo Arames (Cidade Industrial) – Contagem /MG








Comments


bottom of page